data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Foram 77 milímetros de chuva em 12 horas conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A previsão é que, nos próximos dias, o tempo tenha estabilidade. No começo da próxima semana, contudo, há chances de novos temporais.
Temporal provoca a interdição do Ginásio do Oreco e de ponte da Vila Schirmer
A previsão é da BaroClima Meteorologia. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo a quinta-feira pode começar com sol e muitas nuvens no município. O tempo estável segue até sábado, quando um sistema de baixa pressão avança pelo Estado, resultando em instabilidade novamente.
- Entre domingo e segunda-feira, tem condição para novos temporais. Vamos ter a formação de um novo sistema de baixa pressão. Na segunda-feira, volta o risco de granizo para Santa Maria - diz.
Os fenômenos de chuvas fortes são comuns nesta época do ano. A explicação é pela transição entre estações, do inverno para a primavera.
- Setembro é um mês de transição do inverno para a primavera, uma estação mais quente e úmida. Então temos uma mudança na condição atmosférica, em que a gente passa por eventos mais intensos, como sistemas de baixa pressão e de frentes frias. Historicamente e climatologicamente, setembro tem uma frequência de eventos extremos e severos - explica Verardo.
ESTRAGOS
No começo da noite desta quarta-feria, 15 mil residências permaneciam sem energia na região de Santa Maria e Santiago segundo a RGE. Ao longo do dia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalharam para auxiliar famílias atingidas pela força dos ventos e da chuva de granizos após o temporal em Santa Maria.
Conforme o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, foram mais de 70 casas destelhadas devido ao temporal. Contudo, o monitoramento seguirá nestas quinta e sexta-feira, e o número registrado deve passar dos 100.
- Nosso trabalho vai ser de catalogar todos os casos e percorrer outras áreas da cidade, portanto este número deve subir - avalia.
Chuva e granizo deixam casas destelhadas e derrubam árvores na região
Ao momento, foram cerca de 1.350 metros de lona distribuídos às famílias atingidas pela chuva. Ainda segundo Lemos, haverá a doação de cestas básicas formadas com apoio do Banco de Alimentos de Santa Maria.
- Vimos casos de pessoas que perderam tudo. Então também pedimos ajuda à comunidade. Quem tem roupas ou móveis para doar, que desapegue e dê este amparo a quem precisa - Diz o superintendente.
De acordo com Lemos, havia o alerta para a possibilidade de chuva, mas a força dos ventos não era esperada
O Corpo de Bombeiros de Santa Maria respondeu a 15 chamados referentes a queda de árvores sobre casas ou saídas de garagens.
O Cemaden aponta, nas últimas 12h, choveu 77 milímetros em Santa Maria. Já nas últimas 96h, o volume de chuva chegou aos 160 milímetros.
*Colaboraram Gabriel Marques e Leonardo Catto